VOO DA VIDA

Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo realiza transporte simultâneo de órgãos

Com as aeronaves C-95 e C-97, 3º ETA transporta 4 órgãos vitais em uma única missão. Somente em 2023, já são mais de 31 órgãos transportados e 130 horas voadas neste tipo de missão
Publicada em: 25/04/2023 16:55
Imprimir
Fonte: 3º ETA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

Com um sentimento de confiança depositado pela população brasileira em cada tripulante, os membros do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA – Esquadrão “Pioneiro”) transportaram, no dia 20/04, a bordo das aeronaves C-95M Bandeirante e C-97 Brasília, 4 órgãos vitais em uma única surtida, incorporando assim, o lema da Base Aérea do Galeão: “SOMOS SEMPRE MAIS FORTES”!

A missão teve início às 23h14 (horário de Brasília), quando o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) acionou as tripulações de sobreaviso do 3º ETA para realizar o transporte de um coração, um fígado e dois rins de Campo dos Goytacazes (RJ) para Rio de Janeiro (RJ). A primeira aeronave a decolar, o C-95M Bandeirante, foi responsável por transportar a equipe médica que, posteriormente, seria a encarregada da cirurgia de remoção dos órgãos.

Na sequência, a aeronave C-97 Brasília decolou para a mesma localidade, com a missão de trazer os órgãos o mais rápido possível, após procedimento de remoção, visando maior chance de sucesso nas respectivas cirurgias de transplantes. Após mais de 3 horas de cirurgia, os médicos embarcaram carregando os órgãos que foram levados para o Aeroporto Santos Dumont. Após a entrega, a tripulação retornou à Base Aérea do Galeão (BAGL) com o sentimento de dever cumprido.

De acordo com o Comandante do C-97, Tenente Aviador Pedro Henrique Tavares Rodrigues, o transporte de órgãos vitais é uma missão extremamente nobre e o sentimento de participar ativamente no salvamento de uma vida é incomensurável. “É a primeira vez que o Esquadrão emprega os dois projetos em uma única missão de transporte de órgãos vitais, um marco para o Pioneiro do Transporte do Brasil! ”, salientou.

Para o Comandante do 3º ETA, Tenente-Coronel Aviador Fernando Campos Montenegro, é também de fundamental importância destacar a prontidão de todos os tripulantes e o correto preparo para o cumprimento desta que é uma das nobres missões da Força Aérea: a de salvar vidas. “Temos que estar prontos para servir o nosso País da maneira que for preciso e sem medir esforços, pois no final, o que importa são as pessoas”, finalizou.

3° ETA

O Esquadrão Pioneiro cumpre suas missões a partir da BAGL na cidade do Rio de Janeiro (RJ), utilizando 5 aeronaves C-95M Bandeirante e 3 aeronaves C-97 Brasília. O grito de guerra da Unidade traduz o sentimento de perseverança denotado neste tipo de missão: “O ETA PIONEIRO É MUITA VIBRAÇÃO! LANÇANDO, RESGATANDO E INTEGRANDO A NAÇÃO.”

APARATO LEGAL

A Lei 9.175/17 dispõe sobre órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transporte e tratamento. E, segundo o dispositivo legal, a Força Aérea Brasileira (FAB) deve manter uma aeronave sempre disponível para cumprir missões dessa natureza, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde.

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) conta com o apoio da FAB para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas para buscar o órgão e levar ao receptor em qualquer lugar do Brasil. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é responsável pelo planejamento de missões dessa natureza. De acordo com dados da Organização Militar (OM), fígados e corações são as cargas mais comuns de transporte de órgãos realizados pela Força Aérea.

Fotos: Célula de Gestão Documental / 3º ETA